Português: A origem da literatura portuguesa

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

A origem da literatura portuguesa

     Tal como sucede com todas as literaturas, as primeiras manifestações da literatura portuguesa surgem sob a forma da poesia.
     A literatura portuguesa surge quase em simultâneo com a fundação da nacionalidade. De facto, os primeiros textos em língua portuguesa conhecidos datam dos últimos anos do século XII. Convém recordar que Portugal se tornou um reino independente no ano de 1143.

    O surgimento de uma literatura pressupõe, naturalmente, a existência de uma língua que a expresse. No caso português, desde há séculos que se vinha formando no noroeste da Península Ibérica uma unidade linguística diferenciada, que no século XII se tinha tornado uma língua independente: o galego-português, assim chamado por ser falado na Galiza e no território do reino de Portugal. É, pois, nesta língua que surgem os primeiros textos conhecidos, quer os de caráter jurídico (testamentos, cartas de foral, pleitos judiciais, etc.), quer os de caráter literário.

     Por que razão constitui a poesia a forma de expressão inicial de uma literatura?

     Em primeiro lugar, a transmissão da obra literária nessas fases primitivas faz-se oralmente, apoiando-se, por isso, no poder de memorização, de comunicação e até de encantação que a poesia possui, devido à sua natureza repetitiva (sons, ritmos, ideias, esquemas...).

     Por outro lado, o canto, nas sociedades primitivas, surge associado às formas elementares de atividade (a faina do campo, do mar ou da casa, o embalo das crianças, etc.), bem como às manifestações de sentimento nas diversas circunstâncias da vida: amor, festa, guerra, luto, despedida, oração.

     Com efeito, em todas as literaturas, a poesia das origens é canto, palavra que a associa à música. Assim sucede com a poesia trovadoresca: os textos são letras de canções, palavras modeladas sobre um esquema musical. Daí esses textos serem designados por cantigas.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...