Português: Modos e géneros literários I - Correção (G 43)

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Modos e géneros literários I - Correção (G 43)

1. Os excertos a seguir apresentados pertencem a autores e/ou obras do programa do 10.º ano.
Indica o respetivo autor e classifica-os quanto ao modo e género literários.

Excerto
Autor
Modo literário
Género literário
Mha senhor fremosa, direi-vos ua ren:
vós sodes mha morte e meu mal e meu bem!
                E mais… porque vo-lo-ei eu já mais a dizer?
(pág. 29)
Nuno Eannes Cerzeo
lírico
cantiga de amigo
O Page do Meestre que estava aa porta, como lhe disserom que fosse pella villa segundo já era percebido, começou dhir rrijamente a galope em çima do cavalo em que estava, […] (pág. 87)
Fernão Lopes
narrativo
crónica (histórica)
Inês – Renego deste lavrar,
e do primeiro que o usou;
ao diabo que o eu dou,
que tão mau é d’aturar.
[…]
Mãe – Logo eu adivinhei
lá na missa onde estava,
como a minha Inês lavrava
a tarefa que lhe eu dei… (pág. 131)
Gil Vicente
dramático
(em versos rimados)
farsa
Amor é um fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer. (pág. 226)
Camões
lírico
soneto
As armas e os barões assinalados
Que, da Ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca dantes navegados
Passaram ainda além da Taprobana… (pág. 265)
Camões
narrativo
epopeia (poema épico)
Carregada a nau de muita fazenda no belo porto da vila de Olinda, deu à vela com vento em popa a 16 de maio de 65. (pág. 318)
António Sérgio (adaptação)
narrativa
narrativa (relato) de batalha



          Ficha

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...