Português

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Originalidade da lírica trovadoresca galaico-portuguesa

- Sujeito de enunciação feminino.

- Situações do quotidiano (rural, popular, doméstico): fiar o linho, ir à fonte buscar água, ir lavar a roupa e outros trabalhos domésticos.

- Espontaneidade sentimental/sinceridade.

- Paralelismo.


Características da cantiga de amigo

            1.ª. Muitas cantigas de amigo são constituídas por dois versos paralelos, seguidos de refrão.
            Estas composições estavam associadas ao canto e à dança: dois coros cantavam as estrofes alternadamente e o refrão era cantado pelos dois coros simultaneamente ou por um solista.

            2.ª. Existe também a repetição de versos, iguais ou muito semelhantes, de forma a constituir-se uma unidade rítmica.

            3.ª. As ideias repetem-se através de versos iguais ou muito semelhantes e de forma simétrica. É o chamado paralelismo.

            4.ª. Algumas cantigas paralelísticas apresentam alternância da rima de i ou e em a ou vice-versa: amigo - amado, sofrer - endurar.

            5.ª. Podemos também constatar o processo de leixa-prem, que consiste em retomar, no todo ou em parte, o último verso da estrofe anterior:
                                   "Ondas do mar levado
                                   se vistes meu amado!
                                               E ai Deus, se verrá cedo!

                                   Se vistes meu amado
                                   o que mentiu do que m'a jurado
                                               E ai Deus, se verrá cedo!"

            6.ª. Apresentam grande simplicidade.

            7.ª. A narratividade.

            8.ª. A donzela (moça solteira) exprime a situação amorosa ou os seus dramas na relação com o amigo.

            9.ª. A donzela é uma moça simples, por vezes ingénua, mas enamorada.

            10.ª. O amor é um sentimento natural e espontâneo.

            11.ª. O ambiente é natural e familiar. A natureza surge muitas vezes como confidente e reflecte o estado de espírito da donzela.

            12.ª. São de origem autóctone, galaico-portuguesa, de carácter popular e de tradição oral.


Estética da cantiga de amigo (simbolismo)

            * A cantiga de amigo contém uma certa componente simbólica, metafórica:
                        - a luz remete para o deslumbramento do amor;
- os cervos do monte turvando a água significam as primeiras perturbações do amor;
- a noite: fugidia quando a donzela está com o amigo, interminável quando está sozinha;
- as aves que cantam: são indício de felicidade, de relação amorosa – o renascer contínuo do amor;
                        - as ondas do mar são traiçoeiras como o amor/amigo.

* Testemunhando e refletindo uma vida primitiva, a natureza surge personificada (as coisas, os animais), quase à maneira das sociedades primitivas.

* O vocabulário é pobre e a adjectivação convencional e repetitiva, recorrendo-se muito a uma certa sinonímia: a donzela é quase sempre louçana, velida, ben talhada, fremosa, fremosinha, mesurada, de corpo delgado, coitada, leda, bela, de bom parecer.

            * Domina o paralelismo vocabular, de construção e semântico.

* Apóstrofes, metáforas, repetições, anáforas, aliterações e inversões são as figuras de estilo mais frequentes.

* O trovador coloca na boca da donzela arcaísmos para recriar o aspecto antigo destes cantares da alma popular.

* O ritmo embalador de arte maior e a musicalidade impregnam estes cantares de grande encanto e ternura, para os quais contribui muito a alternância da vogal tónica em i e a, ou então na sua traquinice e garridice (ex.: "Sedia la fremosa seu sirgo lavrando").


O tempo na cantiga de amigo

            O tempo está presente em várias composições, integrando a menina na realidade quotidiana.

            . As albas evocam o despontar da aurora, bem perigosa para os namorados, e a donzela aconselha o amigo a ir-se depressa, não vão olhos curiosos criar-lhe problemas.

            . A noite surge misteriosa e convidativa ao amor, bem fugaz, quando está com o amigo, mas longa e angustiante, que parece nunca mais acabar quando ele não está e a donzela fica sozinha.

            . Daqui se conclui que o tempo aparece na sua dimensão psicológica, que se concretiza à noite e de manhã, a passar bem rápido quando a donzela está feliz com o amigo, ou lento e cruel quando ele se encontra ausente.


            . A Primavera.

O espaço da cantiga de amigo

            Enquanto na cantiga de amor não há lugar para a natureza porque a paixão domina, nada mais permite ao trovador ver e sentir o mundo exterior, tudo se resume a um grande queixume; na cantiga de amigo, a natureza surge como um quadro, um cenário, ou, personificada, como confidente ou mensageira da donzela. Podemos até afirmar que a natureza, frequentemente, participa das alegrias e tristezas da donzela, reflectindo o seu estado de espírito: se está feliz e enamorada, as avelaneiras estão floridas e até as aves cantam o seu amor; mas se o amigo partiu e a donzela ficou triste, os ramos onde as aves pousavam ficaram partidos e as fontes onde se banhavam e bebiam secaram.
            Dentro do espaço físico, há a destacar alguns componentes:
* a fonte: pretexto para se encontrar com o amigo e namorar;
* o adro da igreja: espaço procurado pelas donzelas para bailarem e namorarem;
* a praia / o mar: aí pergunta às ondas pelo amigo; triste e apaixonada, receia que ele não regresse;
* o rio: local onde decorrem os diálogos líricos com a mãe e onde encontramos a donzela ocupada com os trabalhos domésticos.
            A natureza está sempre presente e a donzela bem integrada em espaços/ambientes: é a fonte, é o Souto de Crexente, é no campo, junto dos pinheiros ou das avelaneiras, ou vai pelo caminho francês, ou está junto do rio ou a ermidas, ou parte contente em romaria. De facto, a Natureza possui muitos recantos convidativos ao amor.


Papel da Natureza:
- cenário;
- confidente;
- mensageira;
- comparticipante;
- hostil.


sábado, 18 de novembro de 2017

Classificação formal da cantiga de amigo

            * Cantigas de refrão.

            * Cantigas de mestria: cantigas que não possuem refrão ou estribilho

* Tenções: são cantigas dialogadas entre a donzela e a mãe, a irmã, a amiga ou o amigo.

* Cantigas paralelísticas perfeitas: cantigas com refrão em que a ideia expressa numa estrofe se repete na estrofe seguinte, substituindo-se apenas nos versos paralelos as palavras finais por sinónimos (incluem o leixa-prem).

* Cantigas paralelísticas imperfeitas: cantigas que não respeitam as regras do paralelismo perfeito.

            * Cantigas de finda (raras).


Classificação temática da cantiga de amigo

. Barcarolas ou marinhas: cantigas onde predominam os motivos marinhos (mar, ondas, praia, barcos...).

. Cantigas de romaria: cantigas que referem romagens/peregrinações a santuários.

. Albas, alvas ou serenas: descrevem encontros amorosos que ocorrem com a alvorada, de madrugada.

. Bailias ou bailadas: contêm referências a bailes.

            . Pastorelas: são cantigas postas na boca de pastores.
            Têm um carácter híbrido: contêm características da cantiga de amor e da cantiga de amigo, muito influenciadas pelas pastorelas francesas.
            O trovador afonsino integrou a pastorela no quadro da cantiga de amigo, à maneira da pastorela francesa.


sexta-feira, 17 de novembro de 2017

As confidentes da cantiga de amigo

            A função do confidente é levar e trazer recados, ouvir os desabafos da donzela, conciliar namorados desavindos, aconselhar a tomada de decisões e justificar atitudes.

1.º. A mãe (ver papel da mãe).

2.º. A irmã (geralmente a mais velha, porque conhece bem as preocupações da donzela, dado que já as viveu, ou a mais nova, que lhe deve obediência): a donzela pede-lhe que a acompanhe ao local onde o amigo se encontra.

3.º. A amiga / vizinha.

4.º. A natureza (as flores, as ondas ...):
- a donzela desabafa com a natureza, que surge personificada, animizada, e pergunta-lhe pelo amigo;
- esta, condoída da menina, procura sossegá-la, afirmando-lhe que o amigo estará com ela antes do prazo combinado terminar (intermediária);
- a natureza pode também despertar na donzela a saudade, o amor; as ondas do mar tão traiçoeiras, como traiçoeiro pode ser o amigo, devem saber dele, e ela pergunta-lhes onde ele se encontra.

NOTA:
casos há em que a confidente acaba por querer roubar o namorado.


Papel da mãe na cantiga de amigo

            Os condicionalismos históricos ditaram a ausência do pai; com efeito, este acompanhava o rei ao fossado, isto é, na guerra contra os mouros. Ora, na ausência do marido, era a mulher quem assumia todas as responsabilidades da casa: podia vender e comprar, tinha de vigiar os comportamentos das filhas, etc. Quando o marido voltasse, cumpria-lhe prestar contas de tudo.
            A mãe desempenha um papel importantíssimo na cantiga de amigo e uma pluralidade de funções.

1.ª. Opositora / controladora:
* o namorado da filha não lhe agrada e ela opõe-se ao namoro;
* a mãe gostaria de ser ela própria a escolher o namorado para a filha.

2.ª. Conselheira:
* a mãe, sozinha e muito sobrecarregada, preocupa-se com a sorte da filha e, frequentemente, aconselha-a a não ir encontrar-se com o amigo, pois este partiu e não a quis ver;
* outras vezes interroga a filha, desconfia dela, porque tardou "na fontana fria"; ela desculpa-se com os cervos que turvaram a água, mas a mãe, experiente, não se deixa enganar;
* noutras ocasiões, a donzela pede à mãe para ir a uma romaria com as suas amigas, ou avisa-a apenas de que vai dançar;
* menos frequentemente, é a própria mãe quem incita a filha a ir bailar para que o amigo a veja ou mesmo a falar com ele;
* quando, apesar das suas advertências, não há já nada a fazer, a mãe aconselha a filha a não deixar o amigo e a procurá-lo nos lugares habituais.

3.ª. Confidente / amiga:
* a donzela desabafa com a mãe a sua "coita de amor" ou a sua preocupação (o prazo expirou e o amigo não voltou ainda, o que a deixa a morrer de amor);
* outras vezes queixa-se, "sanhuda", à mãe porque ele não veio ao encontro;
* mas, mesmo que o amigo lhe tenha mentido, ela esquece, porque morre de amores por ele, por isso não admite a crítica ou a censura da mãe por o ver de novo;
* noutras ocasiões, a donzela desabafa com a mãe: viu o amigo e não lhe falou, apesar de o amar; quer-lhe "mui ben", mas quis "armar-se em boa", como se queixariam os rapazes de hoje das "meninas convencidas". E ela está arrependida e morre de amores por ele;
* desabafa ainda a sua tristeza e preocupação pelo facto de o amigo andar no ferido, ou na pesca, e ela receia que ele pereça lá.
            Afinal, quem melhor do que a mãe compreende o que vai no coração da filha? Quem melhor do que a mãe sabe o que é a coita de amor?

4.ª. Medianeira:
* a donzela solicita a intercessão da mãe junto do amigo.


Caracterização do amigo

-» frequentemente ausente (no “ferido” ou “fossado”, em “cas d’el-rei” ou na pesca);
-» amante;
-» herói;
-» bom companheiro;
-» cúmplice;
-» objecto de saudade;
-» infiel;
-» cruel;
-» quando o amigo se enamora dela, promete-lhe coisas e dá-lhe presentes, em sinal do seu amor – são as "dõas":
- toucas;
- "cintas das fivelas";
- cintas de Rocamador;
- "pano pera gomela";
- anéis.

Caracterização da donzela

            Através da análise das cantigas de amigo, perscrutamos a alma da donzela, os seus sentimentos, os seus anseios, a sua natureza rebelde.

. A donzela, bela, formosíssima, sofre de amor pelo amigo:
- um cavaleiro passou por ali e deixou-a numa grande paixão;
- a sua "coita de amor" é tão grande que, se não o vir, nunca mais se casará, enlouquecerá ou morrerá.

. Quando está enamorada, baila contente no adro da igreja, por exemplo:
- alegre / feliz;
- eufórica, diz à mãe que vai bailar;
- o amor pelo amigo é tão grande, que sofre martírios com a família;
- de vez em quando, encontramos uma donzela narcisista, contente com a sua beleza, diz que se "achou" na fonte o seu amor, o seu amigo;
- convida as amigas a bailarem com ela, junto das avelaneiras floridas;
- mesmo que a avisem que ele não comparecerá ao encontro porque quer "mui gran ben a outra mulher", ela não acredita, segura do seu amor;
- está tão contente com o amigo que as próprias aves cantam o seu amor.

. Mas o amor durou pouco tempo:
- ele partiu e deixou-a triste, tristeza que se reflecte na natureza;
- a donzela chora o dia em que se enamorou e experimentou o que era o amor e maldiz o dia em que viu o amigo.

. Quando assim não acontece, é o amigo que partiu (para a guerra ou para a pesca):
- e a saudade, a ansiedade e a angústia apoderam-se da donzela:
. ele não vem;
. quer notícias dele;
. quer vê-lo;
. já deveria estar com ela e não está.

. Porém, por vezes, o amigo mente-lhe e a reação da donzela caracteriza-se:
- pelo ciúme, pela fúria e descrença no amado;
- pela revolta e pela promessa de nunca mais acreditar no amor.

. Após tantas peripécias, a donzela parece ter aprendido a lição e reage:
- se ele se assanha com ela, a menina assanha-se com ele;
- convencida do seu amor, faz-se cara;
- vinga-se: se ele ficou de falar com ela e não o fez, a jovem, quando ele quiser falar com ela, não quererá;
- perdoa-lhe, mas não o quer mais.

. Todavia e afinal, o amor acaba por imperar (ninguém pode mandar no coração) e a donzela pede à mãe que não se zangue e a culpe porque quer ir falar com o amigo à ermida, onde tantas vezes esperou por ele em vão.


Origem da cantiga de amigo

            Muito se tem discutido sobre a origem da cantiga de amigo e vários foram os críticos e estudiosos que se debruçaram sobre a questão: será realmente autóctone, espontânea, sem nenhuma interferência?
            Rodrigues Lapa afirma que já antes de Cristo, na China, faziam cantigas de mulher.
            Na época pré-trovadoresca, a doutrina do amor cortês invertia os papéis: a mulher transformava-se numa deusa e o homem no seu escravo/vassalo. E o poeta, através dela, enobrecia-se e o seu espírito elevava-se numa ascese quase divina.
            Mas em Portugal acontece algo de diferente: o homem-poeta finge de mulher enamorada, transforma-se nela através da criação artística e tenta interpretar o sentir da menina.
            Segundo Natália Correia, o "paralelismo da cantiga de amigo é o testemunho da sua antiguidade, (...) relacionados com cultos remotos que nele prevalecem:
- as preces da donzela ao santo para que este lhe traga o namorado (a romaria é um local de entrevista amorosa) tem a ver com rituais (talvez célticos, romanos ou até africanos) nos quais se pedia aos antepassados, ou às forças da natureza, protecção e ajuda;
. ora, a donzela também interpela as ondas ou as "flores do verde pino", querendo saber se elas viram o seu amigo;
- talvez nas ermidas cristianizadas existissem outrora santuários pagãos consagrados a divindades aquáticas e vegetais, cuja "liturgia" seria a "matriz" da cantiga paralelística, "arrecadada nas arcas conservadoras do folclore";
. o mesmo acontece com as carjas, poesia feminina de "extração românica" que se insere no lirismo andaluz. "Ambas radicam num substrato lírico da Europa Ocidental que subentende um núcleo sagrado em que à mulher cabe uma função sacerdotal...";
. segundo escritores árabes do século XII, um poeta Mucádam, o Cego, natural de Córdova, dos fins do século IX, inventou a moaxaha, de versos curtos, de cunho popular, em língua dos cristãos ou em árabe vulgar; depois foram aparecendo outras cantigas, as coplas terminavam por carjas, jaryas, concluindo a canção;
. eram canções populares cantadas pelas donzelas, que choravam a ausência do amigo ou confidenciavam a sua infidelidade;
. muitas vezes, desabafavam com a mãe ou a irmã, queixando-se da ausência do amigo, ou pediam conselhos à mãe;
- para justificar a sua ideia, Natália Correia apresenta o exemplo de comunidades africanas, nas quais ainda hoje são reservados à mulher certos papéis, até relacionados com o fogo;
. nas bailadas, por exemplo, ainda perdura o vestígio da árvore ritual (ex.: "Bailemos nós já todas três, ai amigas");
. nas tribos africanas dos Macuas perduram estes rituais junto à árvore sagrada, o muthulo, onde se canta e dança e se implora aos antepassados que as libertem dos animais que destroem os campos cultivados, que as protejam das feras, que venha a chuva, etc.;
- nestes cantares, a figura da mãe desempenha um papel fundamental, pois estamos perante um mundo que desconhece a autoridade paterna: o pai não pára em casa, porque se encontra na guerra contra os mouros (“ferido” ou “fossado”), ou vai para "cas del-rei", ou vai para a pesca.


Cantiga de amigo: definição

            A cantiga de amigo é uma composição poética cujo sujeito de enunciação é uma donzela que, num discurso simples, apaixonado e emotivo, exprime os seus sentimentos.
            As cantigas de amigo consistem geralmente:
. num queixume sentimental;
. na manifestação de um estado de espírito relacionado com o seu amor, desde o ciúme à saudade, ao ressentimento, ao triunfo amoroso, à dúvida, ao desespero, à alegria duma reconciliação;
. na descrição de um acontecimento concreto, relacionado com o seu caso sentimental (o encontro na fonte, o regresso da frota, etc.).


quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Distinção entre os vários tipos de modificador

     Eis mais uma (excelente) explicação sobre como distinguir os diferentes tipos de modificador, da autoria da professora Brígida Trindade, que pode ser encontrada aqui (Ciberdúvidas).


O modificador é uma função sintática que não é selecionada pelo verbo, nem pelo nome, podendo, por isso, ser eliminado sem comprometer a gramaticalidade da frase. Vejamos:
«A Ana vai a Lisboa (amanhã).»
O modificador aceita o teste da mobilidade:
a) «Amanhã, vou a Lisboa.»
 b) «Vou, amanhã, a Lisboa.»
c) «Vou a Lisboa amanhã.»
No teste da pergunta/resposta, verificamos que o modificador está na pergunta e não é necessário na resposta:
a) «O que é que faço amanhã?» 
R: «Vou a Lisboa.»

Obs. – O mesmo não poderemos fazer com o constituinte a Lisboa:
a) «*O que é que  faço a Lisboa?»
R:  «*Vou amanhã.»

Da aplicação deste teste, conclui-se que o constituinte que está na pergunta (amanhã) é opcional, logo é o modificador e o constituinte que está na resposta (a Lisboa) é obrigatório, logo é complemento, neste caso oblíquo.

Existem dois tipos de modificadores: o modificador do grupo verbal, que faz parte do predicado, e o modificador da frase. Para distinguir o modificador do grupo verbal do modificador de frase podemos aplicar dois testes sintáticos: o teste da negação e/ou o teste da interrogação:

O modificador do grupo verbal pode ser negado e interrogado:
a) «É amanhã que a Ana vai a Lisboa?»
b) «A Ana vai a Lisboa não amanhã, mas na sexta-feira.»



(continua)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...